O que é áudio 3D?

Áudio binaural é uma técnica de gravação usada para captar o som do ambiente, para que quando o ouvinte for ouvir, ele tenha a sensação que está no ambiente onde
o som foi gravado.
O ouvido, neste tipo de gravação, capta e devolve não só a localização de um áudio num espectro de 360 graus, como em qualquer som estéreo.
Capta também a distância que ele está do ouvido.
Como temos uma cabeça entre nossos dois ouvidos, conseguimos distinguir de onde vem o som pela microdiferença entre a captação de um ouvido e de outro.
Isso é chamado de HRTF (Head Related Transfer Function), ou, em português, Função de Transferência Relacionada à Cabeça. Essa distância entre os ouvidos tem esse
nome técnico justamente por isso. O cérebro consegue receber a informação sobre a distância e posicionamento do som e nos dar a exata localização de onde ele vem.
Esta técnica não é uma invenção ressente, a primeira vez que foi utilizada, foi em 1881, em um sistema conhecido como Théâtrophone, um serviço Francez que permitia ouvir teatros e shows de ópera pelo telefone, utilizando um headset especial, que levava o som aos dois ouvidos.
Mais tarde, uma estação de rádio norte-americana também começou a transmitir programas binaurais para seus ouvintes. Na época, o sistema de som estéreo ainda não havia sido inventado, então os programas eram transmitidos em uma determinada frequência para o ouvido esquerdo e em outra para o ouvido direito. Dessa forma, era preciso possuir dois aparelhos de rádio e ligar cada fone de ouvido em um deles para ter o efeito completo.
A gravação destes áudios binaurais são feitas da seguinte forma:
Você possui dois microfones, a cerca de 18 a 20 centímetros um do outro, mas apenas isso pode não ser o suficiente.
Por isso, os microfones 3D profissionais, consistem em um molde de uma cabeça humana.
Plugados a um computador ou gravador digital, captam o som de todo o ambiente.
Coloca-se o molde no local onde será feita a gravação e fazem uma encenação ao redor dele. Então, tudo o que ela está captando, é o que vai ser transmitido para o seu ouvido depois, quando estiver escutando um mp3, CD, ou qualquer outro meio de reprodução. O que a cabeça [molde] perceber, você vai perceber depois de volta.
Alguns modelos de microfones binaurais não precisam de um manequim, e são encaixados na orelha da pessoa que está fazendo a gravação.
Em áudio games e games, este recurso também é presente. Algumas vezes estes áudios são gravados em 3D, ou o efeito 3D é feito através de programação, para simular através de algoritmos o ambiente ao redor do personagem que está sendo controlado pelo jogador.
Para deficientes visuais o áudio 3D é fantástico, pois nos dá uma dimensão mais precisa do que está acontecendo nas senas de filmes, teatros, consertos etc.
Acho que se as empresas trabalhassem mais neste campo, as pessoas teriam uma experiência áudio visual melhorada, já que o mesmo que se faz com a imagem 3D também é possível se fazer com o áudio.
Imagine que você está em uma sala e, alguém vem andando em sua direção na imagem. E se além da pessoa caminhar até você visualmente, você também poder ouvir seus passos se aproximando e a sua voz?
É exatamente isso que o áudio binaural proporciona a você.
Para ouvir um áudio 3D ou binaural, tudo o que você precisa fazer é colocar seus fones de ouvido. Se colocarmos para reproduzir em caixas de som comuns não teremos o mesmo efeito. As caixas precisam estar milimetricamente ajustadas em paralelo para que você perceba o som com exatidão. Além disso, o ambiente onde você ouvirá o áudio 3D também pode influenciar no som que virá das caixas.
Atenciosamente:
Lorran!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s