O que são audiolivros?

Um dos maiores prazeres do mundo é ler um livro.

Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram vários recursos para ajudar as pessoas deficientes visuais a terem acesso à leitura. Recursos como:

Os computadores, os celulares e os leitores de livros. Mas antigamente, antes desta tecnologia toda não era assim.

As pessoas com baixa visão tinham acesso à leitura através de lupas, mas e quem não possuía nenhum tipo de visão, como faziam para ler?

Existiam duas formas que são utilizadas até hoje.

A primeira era o Braille, método de leitura e escrita para deficientes visuais.

Só que este primeiro método tinha alguns empecilhos. O braille ocupa muito espaço nas páginas, por isso um livro grande como Harry Potter por exemplo, representando um volume apenas em um livro em tinta, em braille este mesmo volume era representado em sete volumes grandes e grossos.

Um outro empecilho é que conforme você utiliza o braille por um longo tempo, as palavras se apagam devido ao uso, dificultando a legibilidade. Embora o braille seja fundamental para o aprendizado da leitura por qualquer pessoa deficiente visual, não sendo substituído pela tecnologia, tem estes contras até hoje.

A outra forma de leitura antigamente usada pelos deficientes visuais que hoje em dia é extremamente atual, eram os audiolivros, livros falados ou audiobooks.

Um audiolivro é um livro narrado e gravado em um estúdio por um ledor, narrador, locutor, dublador ou ator. Estes audiolivros podem ser gratuitos ou pagos.

Mas, ainda é muito comum a gravação voluntária deste tipo de material.

Esta narração pode ser feita de diferentes formas:

Da forma interpretativa, com efeitos sonoros ou não, audionovelas ou da maneira não interpretativa.

Este modo de leitura foi amplamente utilizado pelos deficientes visuais devido a sua praticidade.

Antigamente este tipo de livro era encontrado em fitas cassetes. Mas, hoje em dia são encontrados em CDS, mp3, e em formatos digitais ou em aplicativos próprios para leitura de audiobooks. Sendo estes audiolivros como já dito a cima, gratuitos ou pagos.

Com a expansão tecnológica, este tipo de leitura ganhou novos adeptos, como pessoas sem deficiência, que não tem tempo para ler um livro impresso ou digital. Estudantes de idioma para ouvir a pronúncia correta com mais clareza e vários outros públicos que não são acostumados ou não tem tempo para ler um livro em formato texto.

Estes audiolivros também são utilizados por idosos, pessoas analfabetas, que conseguem compreender a história ouvindo sem precisar saber a escrita ou a leitura, disléxicos e crianças, sejam elas alfabetizadas ou não, tendo um segmento variado, com inúmeras opções de leituras, passando por todo o tipo de tema encontrado em livro texto.

É amplamente usado pelos estudantes sejam eles universitários ou concurseiros.

Também é amplamente utilizado por instituições de ensino e instituições de apoio para deficientes visuais.

Hoje em dia ainda existe o envio via correio destes audiolivros por estas instituições para os seus usuários ou para aqueles que não são cadastrados na instituição, mas que possuem alguma deficiência visual, seja ela baixa visão ou total, passando por uma inscrição online onde se é feito o cadastro com informações pessoais e comprovação da deficiência em questão.

As audiotecas, é o nome do acervo de audiolivros. Assim como as bibliotecas, são encontradas online ou em bibliotecas que contêm a cessão audioteca.

Seja em formato audiolivros ou texto, os livros são autamente recomendados, pois com eles ampliamos a nossa inteligência.

Boa leitura!

Atenciosamente:

Dachen!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s