BGT é a abreviação de Blastbay Game Tool Kit,, um kit de ferramentas desenvolvido por Philip Bennefall em 2009, que nos permite a criação de áudio games.
Este kit era pago até o ano 2014, e foi liberado para o público como freeware (software livre) em 31 de Maio de 2014, pois o desenvolvedor parou de trabalhar no
compilador devido a outros projetos que ele participa e também porque a comunidade de deficientes visuais que adquiria o produto não era muito grande.
Ele pensou em 3 alternativas.
1. Abandonar o projeto e esquecer a linguagem, mas ele achou isso injusto com os usuários.
2. Continuar vendendo o compilador e atualizar quando possível, mas ele não gostou desta ideia pois seria injusto ele vender algo e as pessoas que comprarem ter
de esperar muito para uma atualização.
3. Liberar o compilador com todos os seus recursos desbloqueados e assim, poder atualizar quando tiver tempo livre.
Philip ainda mantém o fórum sobre a linguagem e disse que continuará atualizando o
BGT quando tiver um tempo e corrigindo erros.
Para programar, você precisa dedicar um tempo no estudo da linguagem e entender a sua sintaxe.
Embora escrever o código seja aparentemente fácil, você precisa dedicar um tempo para ler o tutorial, fazer os exercícios pedidos e todos os seus exemplos.
Após isso, você será capaz de fazer um jogo se entender todos os conceitos corretamente. Você terá que ter paciência, pois erros é algo absolutamente normal em
qualquer linguagem de programação.
Para mim, o BGT é uma linguagem que tem grandes recursos, é mais fácil do que C, C++, Python, pascal etc.
Se você quiser fazer algo complexo utilizando-se da linguagem você necessita programar um pouco mais de recursos, pois as ferramentas disponibilizadas junto com
o compilador às vezes não são suficientes para você fazer o que deseja. Existem pessoas que programam algumas ferramentas para te ajudar na criação de mapas, menus,
etc.
Dúvidas que você por ventura possa ter:
1. Exibir gráficos em BGT, é possível?
Não! BGT não tem nenhum suporte gráfico exceto o título da janela e os diálogos com um botão ok, perguntas que exibem uma caixa de diálogo com os botões sim e não,
uma caixa de edição com os botões cancelar e ok.
2. Blastbay Game Tool Kit usa qual interpretador?
Esta linguagem tem seu interpretador feito em Angel Script, uma linguagem com vários recursos e que segundo o desenvolvedor é poderosa e mantêm o BGT simples de
se programar.
3. É possível utilizar bibliotecas de outras linguagens de programação em
BGT?
No momento, a utilização de dll em BGT está em beta, mas você pode utilizar bibliotecas com a interface da linguagem C.
4. Quero dar mais realidade ao meu jogo, fazendo coisas em tempo real, usando horas reais. É possível?
Sim! Em BGT é perfeitamente possível adicionar datas contendo horários, minutos, segundos, meses, anos, semanas e dias.
Um exemplo é, no dia dos pais poderá existir um evento especial para aquele dia e, quando o dia finalizar, o evento desaparecer e retornar apenas no ano seguinte.
Também é possível comparar duas datas.
5. BGT possui limitações?
A única limitação é trabalhar com internet. Segundo a documentação do BGT, é preciso trabalhar para tornar tarefas comuns mais fáceis de serem realizadas. Em outras
palavras, para você se conectar a um servidor usando BGT, você precisa fazer um trabalho um pouco complicado, mas não impossível se você estudar a linguagem.
6. BGT suporta todos os tipos de arquivos de áudio?
BGT trabalha com sons em *.wav e *.ogg. Usando bibliotecas acredito ser possível adicionar outros formatos de sons.
7. Preciso tornar o meu código em um arquivo executável para testá-lo?
Não. Os arquivos de programação possuem a extensão *.bgt, que é interpretada pelo compilador.
Quando você executar um arquivo .bgt, se houver alguma coisa errada, ele vai dar erro de compilação, mostrando a linha do erro e a causa.
Se você ficou interessado em ver como isso funciona na prática, aqui está o link para o site oficial de Philip Bennefall em inglês:
http://www.blastbay.com/bgt.php
Atenciosamente:
Lorran!
Excelente artigo sobre o bgt!
Eu já vinha buscando uma forma de programar coisas legais e úteis, compilando tudo num executável para compartilhar com amigos.
Das várias tentativas que fiz sem sucesso, posso dizer que o bgt foi a única que tornou meu sonho em realidade, apesar das limitações.
Antes disso eu programava e ainda continuo programando para a web com php, mas com a entrada do bgt tive curiosidade de conhecer outras linguagens, como autoit e purebasic. Agora só me falta tempo para explorá-las, coisa que tinha na época.
Quero aproveitar e divulgar o meu jogo (desafio musical) que foi inteiramente feito com ele.
Foi a ferramenta utilizada para tornar a ideia em prática, no sentido de um audiogame que fosse totalmente musical do início ao fim e que pudesse estimular a percepção musical e o raciocínio.
Espero que gostem!
O link é:
http://www.gabrielschuck.com.br/downloads/meus-softwares/desafio-musical
Este também é meu site, onde vão encontrar também outros utilitários, alguns em bgt e outros em scriptvox.
Abraços!
CurtirCurtir