O que são áudio games?

Você já jogou ou ouviu falar de áudio games?

Se você não tiver nenhum tipo de deficiência visual, provavelmente a sua resposta será não.

Nunca ouvi falar e nem joguei uma coisa dessas!

Isto ocorre, pois este módulo de jogo é feito para portadores de deficiência visual, sendo ela total ou baixa visão.

Até mesmo na comunidade cega, estes jogos até hoje, não são muito conhecidos devido o fato de que 90% destes games são encontrados no idioma inglês, dificultando o acesso de quem não fala o idioma.

Um áudio game é um jogo que possui pouco ou nenhum gráfico, onde o principal objetivo é passar as informações contidas através do som, utilizando-se dos alto-falantes ou dos fones de ouvido.

Aliás, o fone de ouvido é autamente recomendado para ter uma melhor experiência ao jogar este tipo de game.

As informações do som podem ocorrer de diversas formas. Sendo um jogo textual onde se utiliza da voz de um leitor de tela, (Programa que lê o conteúdo textual escrito na tela do computador ou do celular). Este recurso é muito utilizado por pessoas que tem baixa visão ou é cega total.

Geralmente estes jogos que utilizam os leitores de tela, são conhecidos como jogos textuais, que podem ser game books ou Muds, onde pode-se ter efeitos sonoros ou não.

Outra forma, são aqueles onde são narrados através de áudio falado, ou de leitores de tela a história contida no jogo.

Onde o som é o principal recurso que lhe possibilita se orientar no game.

Estes áudio games geralmente são desenvolvidos por empresas ou programadores independentes, onde em sua maioria, os mesmos possuem algum tipo de deficiência visual, tendo uma parcela muito pequena de empresas conhecidas desenvolvendo este tipo de game.

Pois o mercado de consumidor deste tipo de produto é bem menor do que o mercado principal, que atinge o público sem deficiência.

Pois fazer um áudio game não é tão simples como parece. Muito pelo contrário, “as vezes produzir este tipo de game se torna mais difícil do que um jogo gráfico, já que nos jogos de áudio você precisa ter uma enorme variedade de sons já que é através deles que você consegue se ambientar na história. A variedade de sons é necessária para dar uma maior realidade ao jogo.

Sou um desenvolvedor de áudio games que possuo baixa visão. Agora vou falar como desenvolvedor.

É difícil conseguir uma biblioteca de sons adequada que atenda todas as necessidades para determinados tipos de jogos.

Pois quando você utiliza apenas o áudio para criar um roteiro, você percebe que os ambientes possuem mais sons do que você possa imaginar.

Para fazer um jogo simples de áudio, onde o ambiente é uma casa, você precisa ter sons cotidianos para ambientar o jogador, como:

Sons de móveis, elétrodomésticos, objetos, alimentos, pessoas, animais, entre outros.

Na maioria das vezes, estes efeitos sonoros são pagos, te dando um gasto elevado, pois você precisa ter uma biblioteca de sons extensa, para atingir todos os seus objetivos esperados.

Estes áudio games além de terem um público menor, não ganham a atenção que deviam das grandes empresas, pois a maioria destes jogos são gratuitos.

E quando são pagos, o lucro obtido com eles costuma ser menor do que o gasto com sua produção, sendo muitas vezes desvalorizados pela própria classe deficiente, se recusando a pagar um valor justo pelos mesmos, os obtendo de uma forma ilegal, os crackeando ou pirateando,

desestimulando por muitas vezes o nosso trabalho.

Decidi criar áudio games, pois sempre tive vontade de jogar videogame. Mesmo possuindo uma baixa visão, por muitas vezes estes jogos não atendem a minha necessidade visual.

Para você ser um programador de áudio game, você precisa ter originalidade e criatividade. Pois infelizmente existem muitos áudio games que são cópias mal feitas uns dos outros, te dando a falsa impressão de que programar é apenas algo corriqueiro e fácil, quando na verdade não é.

Geralmente estes programadores sérios que são difíceis de se achar neste meio, trabalham sozinhos ou tem uma equipe reduzida, já que geralmente estes profissionais colaboradores não são remunerados por isso.

Para criar um áudio game, além da criatividade e da originalidade, você precisa de um computador bom para te auxiliar na criação, efeitos sonoros com qualidade auta, um compilador onde você possa transformar suas ideias em código, um fone de ouvido e um microfone de boa qualidade, mas a cima de tudo, ter tempo para se dedicar aos seus projetos, pois criar um áudio game é algo demorado que requer muita paciência.

Hoje em dia existem algumas linguagens de programação acessíveis, para a criação deste tipo de jogos para a comunidade deficiente.

Como a linguagem Bgt por exemplo, que é a linguagem que eu utilizo para programar meus áudio games.

Com o surgimento desta linguagem, surgiram jovens programadores assim como eu.

Internacionalmente, você tem uma gama variada e interessante de áudio games em diversos idiomas, predominando o inglês.

Existem áudio games também em idiomas como: Japonês, espanhol, francês, alemão entre outros.

Estes desenvolvedores costumam disponibilizar jogos gratuitos, mas também pagos.

O dinheiro obtido na venda destes jogos, geralmente são gastos para melhorar a produção e o desenvolvimento dos próximos games, o que eu acho perfeitamente normal.

Para se produzir um áudio game, você gasta tempo e dinheiro. Por que não ser remunerado por isso, sendo que o mesmo será financiado para a melhor jogabilidade da comunidade deficiente?

No Brasil é bem difícil encontrar programadores deste tipo de game. E os poucos que tem, geralmente não tem seu trabalho reconhecido, por muitas vezes não conseguirem traduzir seus áudio games para outro idioma.

Os que conseguem isto, conseguem ter uma visibilidade maior de seus trabalhos.

Existem ainda, uma minoria de pessoas nacionais e internacionais, que não possuem nenhum tipo de deficiência, e produzem estes jogos.

Acredito que se nós desenvolvedores de áudio games tivéssemos recursos para produzirmos um material de qualidade, poderíamos aumentar a divulgação dos mesmos para um público maior, com ou sem deficiência.

Não citei nenhum programador ou áudio game específico, pois pretendo fazer isto em posts individuais para explicar detalhadamente como cada um funciona.

Para isso, fiquem atentos as nossas novas postagens.

Atenciosamente:

Dachen!

Anúncios

2 comentários em “O que são áudio games?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s